Em notícia veiculada pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa que é responsável pelo desenvolvimento das soluções que irão garantir a infraestrutura tecnológica para a implementação da reforma tributária, apresenta os desafios e volume de dados que serão processados ao final da implementação da reforma em 2032, um armazenamento 5,6 vezes superior ao ocupado por todas as informações obtidas em mais de 60 anos de relacionamento com a Receita Federal.
Qual o tamanho desse desafio?
Para fins de comparação, a Serpro destaca que o PIX, em 2024, realizou 63,8 bilhões de transações, com uma exigência média de 256 bytes por operação. Com a reforma, há a previsão de 70 bilhões de operações por ano, o que exigirá 40 mil bytes, ou seja, um espaço de armazenamento 156 vezes maior que o do que é utilizado hoje pelo meio de pagamento instantâneo.
A apuração assistida, mecanismo central da reforma que vai modernizar o cumprimento das obrigações fiscais, vai monitorar operações de consumo que resultarão em créditos e débitos para todas as empresas do Brasil: ou seja, um gigante de processamento e arquitetura, exigindo, em sete anos, 62 petabytes de armazenamento de objetos. “Para se ter uma ideia, o Serpro utiliza, hoje, em seu armazenamento de bloco como um todo, 26 petabytes”, compara Robson Lima, gestor do Projeto Nacional da Reforma Tributária Brasileira no Serpro.
Segundo o gestor, a estatal também já recebe cerca de 10 bilhões de notas fiscais eletrônicas de mercadorias por ano. “Trata-se da maior base de dados em produção na empresa e é o maior case da Microsoft em armazenamento SQL Server do mundo. Já os 70 bilhões de Registro de Operações de Consumo (ROCS) por ano exigirão, até 2032, 21 vezes mais da capacidade de armazenamento.
E qual será o impacto nas empresas?
Cada vez mais, fica evidente que esse fluxo massivo de informações, gerado pela transição da reforma tributária, de forma direta ou indireta, também afetará drasticamente o volume de dados das empresas. Preparar-se para essa nova realidade de armazenamento, processamento e análise será crucial para garantir a conformidade e a eficiência operacional em um novo cenário tributário tão dinâmico.
Quer ficar por dentro de todas as novidades e análises sobre a Reforma Tributária? Assine nossa newsletter Zoom Tributário e receba as informações mais relevantes diretamente na sua caixa de entrada!
Fonte: Serpro. Entenda o “tamanho” da reforma tributária. Brasília, DF, 2025. Disponível em: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2025/entenda-o-tamanho-da-reforma-tributaria. Acesso em: 23 jul. 2025.